sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bad Joke (NOT) Friday III

Para não passar em branco a sexta feira, aqui vão dois quadrinho execelentes publicados no site Um sabado qualquer.

O site tráz tirinhas com o personagem principal (Deus, ora bolas) nas mais diversas situações, Desde os diversos problemas em criar e cuidar de um planeta até sua relação com outras entidades divinas.

Mas o que isso tem haver com física? É que o autor, Carlos Ruas, criou uma série de tirinhas nas quais Deus interage com nosso querido Albert Einstein! Se você gosta de física e de piadas inteligente você tem obrigação moral de fazer uma visita ao site.

Selecionei aqui duas tirinhas só de amostra (espero que ele não se importe, já que fiz o maior jaba).





Beijo nas crianças

Ciência e Esperança

Olá pessoas.

Infelizmente fiquei sem acesso à Internet anteontem e ontem, Estou com várias atividades atrasadas por conta disto.

Então, sem muitas delongas, vou postar um texto do Carl Sagan (você não sabe que é Carl Sagan? Devia se envergonhar).

Assim que colocar a casa em ordem eu volto e faço um post melhorzinho.

Para acessar o texto "Ciência e esperança", de Carl Sagan, clique aqui.

Beijo nas crianças

sábado, 21 de maio de 2011

Feynman: A Natureza de um Fã

Olá pessoas.

Richard P. Feynman
Na física há as personalidades cuja fama ultrapassa as fronteiras de sua área de conhecimento. Quase todos já ouviram falar de Albert Einstein, Issac Newton e Galileu Galilei. Porém a maioria dos grandes cientistas são conhecidos apenas em seu próprio meio, são reverenciados por outros cientistas, mas desconhecidos pelo grande publico.

Entre esses últimos um dos maiores é Richard P. Feynman, um cientista bem conhecido pelo publico norte-americano, mas que no Brasil é completamente desconhecido. Não vou me estender muito aqui sobre sua vida e obra, mesmo porque há um link para sua biografia no final deste post.

Gostaria de falar sobre como conheci a personagem “Dick” Feynman. Foi por acidente:

Estava eu, cansado de ver livros de física, perambulando  pelos corredores da biblioteca da faculdade, procurando algo diferente para ler. Tinha passado por alguns volumes da série pensadores, lido alguns, achado chatos para caramba, e estava procurando outras coisas. Fui para o setor de biografias e fiquei passando o olho pelos títulos (não lembro de nenhum) que falam de, veja que surpresa, Einstein, Newton e Galileu. Porém no meio destes livro um me chamou a atenção pelo titulo: “Estás a brincar senhor Feynman?”. Peguei o livro, sentei na mesa da biblioteca e li metade do livro de uma vez (perdi uma aula de eletromagnetismo, esqueci da vida), levei o livro para casa e terminei no dia seguinte.

Fiquei maluco com a vida do cara, voltei para a biblioteca e procurei outros livros escritos por Feynman e sobre Feynman. Naquele curto período eu li “Nem sempre a brincar Sr. Feyman”, “Uma tarde com o Sr. Feynman” (hoje eu tenho esses três livros em casa e não empresto para ninguém), “O que é uma Lei Física?” (não tenho, mas aceito de presente) e “QED-A estranha teoria da luz e da matéria” (tenho).
A única coisa que não li na época foi, perceba o paradoxo, a maior obra de Feynman –“Feynman: Lições de Física”. Mas isso só ocorreu porque essas obras estavam em inglês e, na época, eu lia em inglês muito devagar (hoje eu leio apenas devagar).

De qualquer maneira fiquei fã do cara, mesmo com seus inúmeros defeitos de caráter, ou, como é mais provável, por causa deles. E até hoje o tenho como uma referencia de físico, e como professor de física.
Minha pequena coleção
Comprei quase tudo que saiu em português com seu nome escrito: As lições de física citadas acima, um livro sobre física nuclear (que é uma transcrição de um curso sobre o assunto que ele ministrou no Brasil) e um livro chamado “O Arco-íris de Feynman” escrito pelo Leonard Mlodinow (excelente).

Além destes há também um outro livro lançado em português chamado “Física em seis lições” (tenho), que é na realidade um seleção de 6 capítulos introdutórios do Lições de Física, e um outro livro chamado “Física em 12 lições” que não comprei por achar um desaforo o que foi feito com a edição brasileira. Explico: em inglês foram lançados dois livros, um chamado “Six Easy Pieces” que virou o “Física em seis lições” e outro chamado “Six Not-so-easy Pieces” que tinha 6 lições diferentes. Mas em português eles juntaram os dois para fazer o em 12 lições, ou seja, quem comprasse este livro teria os 6 capítulos do outro de novo. Sou fã mais não sou idiota.

Fora estes ainda não tenho, e aceito de presente, uma biografia chamada “Feyman: A Natureza do Gênio” escrito por James Gleick (que inspirou o titulo desta postagem), e o livro “O que é uma lei Física”. Também assisti (e tenho) a cinebiografia chamada “Infinity: um amor sem limites” com o Matthew Broderick. Sobre este filme posso dizer o seguinte: adoro tê-lo em casa, mas reconheço que, como filme, é um pouco chato. Fato que não me impediu de assisti-lo ontem!

Como todo bom fã eu gosto de empurrar o objeto de meu interesse goela abaixo de todo mundo. Neste caso específico isto é muito fácil, pois não há ninguém a quem eu tenha contado uma ou outra história sobre Feynman que não tenha gostado. No caso do blog isto será também será feito, aliás, se você chegou até aqui então você já esta sendo infectado por mim.

Para começar vou postar a pequena biografia citada anteriormente, mas não se preocupem que em seguida virão outras coisas.

Biografia sobre Richar P. Feynman, clique aqui.

Beijo nas crianças




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bad Joke Friday II



P.S. Estou me adaptando bem as novas técnologias, agora só tenho que realizar meu sonho computacional de consumo



Beijo nas crianças

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Agora, para algo completamente diferente

Olá pessoas.
Acho que o titulo já diz quase tudo sobre o arquivo a seguir. É uma palavra cruzada de física!
Ela trata de termometria, calorimetria e mudança de estado. Na realidade é apenas um protótipo, se der certo eu faço uma melhor sobre o tema, e outras sobre outros temas.
Obviamente todas as questões são conceituais :)

  • Palavra cruzada sobre física térmica, clique aqui.
Beijo nas crianças.

P.S. O titulo desta postagem é o titulo de um dos filmes do grupo de humor inglês Monty Python. O filme é de 1971.

Mais novo, mais forte, mais rápido...

Olá pessoas.

Acabei de trocar meu computador sexagenário por um mais novo (o antigo era sobrinho por parte de pai do Eniac) e, por conta disto, estou tendo uma série de problemas com conflitos de versão.

Tentando atualizar meu blog no antigo computador

Em particular perdi todos os modelos de desenhos já criados, vou ter que recomeçar esta parte praticamente do zero. Para piorar tenho que aprender a lidar com as novas versões dos programas gráficos e tudo mais.
Até lá vou disponibilizar menos arquivos por vez, e de forma mais espaçada. Mas para o blog não ficar parado vou continuar postando vídeos e outras coisas que eu não tenha que produzir.

Por outro lado vou poder fazer coisas mais interessantes após esta fase de transição.

Beijo nas crianças

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nova Seção : Física

Olá.
Para facilitar a vida de quem está chegando agora ao blog acabei de inaugurar (sem champagne ou fita vermelha) uma nova seção ao blog. Ao clicar no menu Física na aba de navegação no topo da página você será encaminhado para uma página onde estão organizados todos os arquivos de física postados no blog.
Isto torna-rá a navegação mais simples e acabará com eventuais desculpas :)

Em tempo:
O Banner do site foi criado por um dos meus alunos e eu ainda não dei o devido crédito.


Valeu Fabrício

É isso ai...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mini curso de Xadrez

Aqui tem quatro pequenas aulas que eu havia criado para um outro projeto, atualmente engavetado. Para não ficar um trabalho perdido resolvi dar uma reformada e disponibilizá-los aqui.

As duas primeiras aulas constituem as regras básicas do jogo, a terceira fornece algumas indicações de como desenvolver a partida.

  • A primeira aula está aqui.
  • A segunda parte esta aqui.
  • A terceira parte esta aqui.

Uma mega improvável quarta aula mostrará o sistema de notação de partidas

Té +

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pacote de Arquivos-Maio

Segue mais um pacote de arquivos para serem baixados.

Primeiro os alguns resumos sobre assuntos a serem tratados no segundo bimestre:
  • Resumo beta 1 sobre associação de resistores, clique aqui .
  • Resumo beta 1 sobre geradores elétricos, clique aqui.
  • Resumo beta 1 sobre aceleração e movimento uniformemente variado, clique aqui .

Estou disponibilizando também um arquivo sobre notação científica, mas ainda esta incompleto, mas como é uma versão beta está tudo certo.
  • Resumo beta 2 sobre notação científica, clique aqui.

Aqui vai um resumo sobre alguns conceitos básicos de cinemática e velocidade média. É antigo, mas como criei o blog após as respectivas aulas vou postar assim mesmo.
  • Resumo beta 1.1 sobre velocidade média, clique aqui.

Os links abaixo são de algumas listas  referentes aos resumos:
  • Exercícios sobre associação de resistores, clique aqui.
  • Exercícios sobre velocidade média, clique aqui.
  • Exercícios sobre aceleração e MUV, clique aqui.

E também um arquivo sobre algo diferente. É um coletânea de coisas interessantes (ou não) para que esta estudando: definições de unidades do SI, tabela com todo o alfabeto grego, tabela de prefixos usados em notação científica.
  • Para acessar as tabelas, clique aqui.

É isso ai...

domingo, 1 de maio de 2011

O Dia do Físico tem importância infinitesimal


Dia 19 de maio é o dia do físico, uma data que, apesar de tudo, não tem relevância nenhuma para a sociedade brasileira. É apenas mais um daqueles dias “dia-homenagem” que existem aos montes por ai. E para ajudar é bem no mês das mães, ai não dá para competir.

Um dia muito mais interessante foi  o 14 de março, que foi o dia de falar como um físico...
Ok, isto é ainda menos relevante.

Mas o interessante deste dia é reparar que a profissão de físico, como toda outra profissão, tem todo um conjunto de palavras próprias (seu jargão) que a torna praticamente incompreensível para as outras pessoas. Todo trabalho de divulgação científica é, de certa maneira, uma tentativa de explicar ciência a alguém sem se valer do uso do jargão próprio. E esta é uma tarefa ingrata.

Digo isto por que  muitas vezes o cerne do problema está justamente no entendimento correto de uma palavra, e sem tal entendimento temos que nos valer de dúzias de linhas descrevendo analogias que tentem transmitir a idéia resumida em único termo (uma tarefa não-trivial eu diria). É claro que isto não é um problema apenas dos cientistas. Tente contar como foi o ultimo jogo do seu time predileto sem utilizar as palavras escanteio, pênalti e impedimento. Será que você consegue?

A questão é que tem pessoas que levam o uso do jargão a pontos extremos. No caso dos físicos, o uso indiscriminado do jargão é um dos motivos que fazem com que as pessoas ao nosso redor nos achem completamente loucos (um outro motivo seria o fato de sermos, realmente, completamente loucos).

Existe um texto do Luiz Fernando Veríssimo que ilustra bem o uso desenfreado do jargão, e, como todo texto deste autor, é varias ordens de grandezas melhor que o meu, então resolvi posta-lo aqui no blog.

Mas antes deste texto aqui vai um pequeno dicionário do jargão físico que usei nesta postagem.
-infinitesimal:  Muito pequeno, próximo à zero
-não-trivial: difícil
-Ordens de grandeza: cada ordem de grandeza significa que algo é dez vezes maior (ou menor) do que outra com a qual está sendo comparada.

Aqui vai o texto.


>< 

O Jargão

Nenhuma figura é tão fascinante quanto o Falso Entendido. É o cara que não sabe nada de nada mas sabe o jargão. E passa por autoridade no assunto. Um refinamento ainda maior da espécie é o tipo que não sabe nem o jargão. Mas inventa.

- Ó Matias, você que entende de mercado de capitais...

- Nem tanto, nem tanto...

(Uma das características do Falso Entendido é a falsa modéstia.)

- Você, no momento, aconselharia que tipo de aplicação?

- Bom. Depende do yield pretendido, do throwback e do ciclo refratário. Na faixa de papéis top market - ou o que nós chamamos de topi-marque -, o throwback recai sobre o repasse e não sobre o release, entende?

- Francamente, não.

E o Falso Entendido sorri com tristeza e abre os braços como quem diz "É difícil conversar com leigos...".

Uma variação do Falso Entendido é o sujeito que sempre parece saber mais do que ele pode dizer. A conversa é sobre política, os boatos cruzam os ares, mas ele mantém um discreto silêncio. Até que alguém pede a sua opinião e ele pensa muito antes de se decidir a responder:

- Há muito mais coisa por trás disso do que vocês pensam...

Ou então, e esta é mortal:

- Não é tão simples assim...

Faz-se aquele silêncio que precede as grandes revelações, mas o falso informado não diz nada. Fica subentendido que ele está protegendo as suas fontes em Brasília.

E há o falso que interpreta. Para ele tudo o que acontece deve ser posto na perspectiva de vastas transformações históricas que só ele está sacando.

- O avanço do socialismo na Europa ocorre em proporção direta ao declínio no uso de gordura animal nos países do Mercado Comum. Só não vê quem não quer.

E se alguém quer mais detalhes sobre a sua insólita teoria ele vê a pergunta como manifestação de uma hostilidade bastante significativa a interpretações não ortodoxas, e passa a interpretar os motivos de quem o questiona, invocando a Igreja medieval, os grandes hereges da história, e vocês sabiam que toda a Reforma se explica a partir da prisão de ventre de Lutero?

Mas o jargão é uma tentação. Eu, por exemplo, sou fascinado pela linguagem náutica, embora minha experiência no mar se resuma a algumas passagens em transatlânticos onde a única linguagem técnica que você precisa saber é "Que horas servem o bufê?". Nunca pisei num veleiro e se pisasse seria para dar vexame na primeira onda. Eu enjôo em escada rolante. Mas, na minha imaginação, sou um marinheiro de todos os calados. Senhor de ventos e de velas e, principalmente, dos especialíssimos nomes da equipagem.

Me imagino no leme do meu grande veleiro, dando ordens à tripulação:

- Recolher a traquineta!

- Largar a vela bimbão, não podemos perder esse Vizeu.

O Vizeu é um vento que nasce na costa ocidental da África e volta nas Malvinas e nos ataca a bombordo, cheirando a especiarias, carcaças de baleia e, estranhamente, a uma professora que eu tive no primário.

- Quebrar o lume da alcatra e baixar a falcatrua!

- Cuidado com a sanfona de Abelardo!

A sanfona é um perigoso fenômeno que ocorre na vela parada em certas condições atmosféricas e que, se não contido a tempo, pode decapitar o piloto. Até hoje não encontraram a cabeça do comodoro Abelardo.

- Cruzar a spínola! Domar a espátula! Montar a sirigaita! Tudo a macambúzio e dois quartos de trela senão afundamos, e o capitão é o primeiro a pular.

Luis Fernando Veríssimo- As Mentiras que os Homens Contam
>< 

P.S. Não sei se vocês acharam a mesma graça que eu, afinal o humor depende do referencial adotado.

É isso ai...