terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os caçadores do magneto perdido

Olá pessoas.

A revista Fapesp do mês passado (sou assinante) trouxe uma reportagem muito interessante sobre o magnetismo e, veja você, historia.

Capa da edição
A reportagem mostra como foi possível aos pesquisadores realizar a datação de construções, desde o período colonial até meados do século XX, analisando o comportamento magnético dos materiais dos quais estas construções eram feitas e estudando a variação do campo magnético terrestre.

Recomendo, veementemente, a leitura desta reportagem por todos os professores de física, interessados em geral e, é claro, por meus alunos (de maneira ainda mais veemente).

Para acessar a reportagem clique aqui.
Para acessar a home page da revista, clique aqui*

Beijo nas crianças.

P.S. Pensei até em criar um selo de aprovação "Plantão Física", só de farra. Mas percebi que meu site é como ensino público: se está aqui então está aprovado...

*É claro que um link para a página principal da revista é uma idiotice. Considere isto apenas uma piada interna.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Universo Mecânico- Ondas


Olá pessoas.

Estou postando hoje o episódio sobre ondas da série Universo Mecânico (caso o título da postagem não tenha deixado isto claro). O vídeo pode servir como uma introdução ao tema, mostrando animações, experimentos e imagens sobre o assunto. Não se deixe assustar pela matemática envolvida, se não for capaz de entendê-la é só abstrair.

Como o vídeo tem 28 minutos eu optei por dividi-lo em 3 partes.

Aqui esta a primeira parte:


Aqui esta a segunda:




E, como era de se esperar, aqui está a terceira parte:


Beijo nas crianças...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ciência e desenvolvimento

Olá pessoas.

Hoje estou disponibilizando um texto muito interessante sobre ciência. Ele segue a linha do texto Ciência e Esperança do Carl Sagan que eu postei um tempo atrás.


Porém, enquanto o texto do Carl Sagan falava sobre os benefícios da ciência em geral, este fala sobre a importância da ciência em países subdesenvolvidos como o Brasil. O texto foi escrito originalmente  pelo físico brasileiro José Leite Lopes na década de 1980. O que eu estou postando é um extrato obtido  no livro "José Leite Lopes- Unificando as forças da Natureza" da Editora da Unesp.


É um livro baratinho, de 116 páginas, versão pocket book. Contém a integra do texto mencionado além de uma entrevista megaboga com o Lopes. Se você gosta de ciência, ou simplesmente esta cansado de ser um idiota de não entender porque o Brasil é subdesenvolvido, leia este livro.

Para acessar o texto clique aqui.
Não consegue abrir o texto? Clique aqui.

Beijo nas crianças.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resenha for Dummies

Olá pessoas.

Primeiramente o texto de como fazer uma resenha não é meu. Uma professora de português me passou o texto que ela tirou não sei da onde. Com preguiça de digitar eu procurei na internet e achei duzentos moles de versões do mesmo texto.

Como o objetivo deste site é fornecer material a meus alunos, que não vão se dar ao trabalho de pesquisar o assunto no google (louvado seja seu IP), vou postá-lo novamente. Com isto estou replicando novamente um material na internet, ajudando ainda mais a comprometer o tráfego de informações relevantes na WEB.

Aqui vai:

><
Modelo de Resenha

Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.

O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

Como uma síntese, a resenha deve ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta. O resenhista que conseguir equilibrar perfeitamente esses dois pontos terá escrito a resenha ideal.

No entanto, sendo um gênero necessariamente breve, é perigoso recorrermos ao erro de sermos superficiais demais. Nosso texto precisa mostrar ao leitor as principais características do fato cultural, sejam elas boas ou ruins, mas sem esquecer de argumentar em determinados pontos e nunca usar expressões como “Eu gostei” ou “Eu não gostei”.

Tipos de Resenha

Até agora eu falei sobre as resenhas de uma forma geral e livre e esses dados são suficientes para você já esboçar alguns parágrafos.

Contudo, as resenhas apresentam algumas divisões que vale destacar. A mais conhecida delas é a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos.

Ela, por sua vez, também se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática. Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;

2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize três a cinco parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido.

Dê asas ao seu senso crítico.

6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.

7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.

8. Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS)”

><
Beijo nas crianças...

Série Universo Mecânico.

Professor David Goodstein
Na década de 80 foi produzido provavelmente a melhor série televisiva sobre física de todos os tempos.
A série Universo Mecânico, produzida e apresentada pelo conceituado físico David Goodstein, apresentou ao longo de seus 52 episódios os conceitos de física e de sua história. Isto é magistralmente feito  com a ajuda de animações, dramatizações e experimentos.
O único inconveniente (para alguns) é o extenso uso da matemática presente em todos os epsódios. Porém é possível aproveitar perfeitamente a série abstraindo este detalhe, ela se garante pelos conceitos e história.

A partir de hoje vou postar alguns destes vídeos para complementar o conteúdo das aulas. Além disto estou disponibilizando o download de todos os episódios na seção videos.

Beijo nas crianças