segunda-feira, 26 de maio de 2014

Resumos: Mecânica e afins



Olá Pessoas.

Aqui vão mais quatro resumos de aula sobre mecânica, faltando um para esgotar (por enquanto) o assunto.

Aqui vão os links.


Bom estudo e beijo nas crianças.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ciência Nua e Crua Ep2 (primeira temporada)

Olá Pessoas.

No segundo episódio de Ciência Nua e Crua os ciêntistas tem três dias para contruir uma bússula utilizando uma bateria de água do mar, tirar uma foto com material retirado de algas marinhas e fazer uma bandeira com tinta retirada de plantas nativas e ingredientes asquerosos.



Bom divertimento e beijo nas crianças.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vida extra terrestre

Olá pessoas.

Meu alunos sempre me perguntam sobre vida fora da Terra e sobre possíveis visitas de extraterrestres.

Para manter estas pessoas informadas resolvi criar uma página de atualização permanente sobre o assunto, onde vou postar diversos vídeos explicativos sobre o tema. Se alguém quiser saber minha opinião sobre o assunto é só assistir aos vídeos.


Boas reflexões e beijo nas crianças.


Marcelo Gleiser falando sobre a raridade da vida e da vida inteligente:


Neil degrasse Tyson sobre OVNIs e o argumento da ignorância:




Nerdologia explicando como as pirâmides podem ter sido construídas:


Canal Livre: Debate sobre a vida extraterrestre









Resumos: Cinemática e mecânica

Olá pessoas.

Estou subindo quatro novos resumos, dois sobre cinemática e dois sobre mecânica, todos versão beta 1.0.

A partir desta semana atualizarei toda a semana os resumos, completando os resumos básicos em pouco mais de um mês, depois vou começar a atualizar os  resumos para versões melhores.

Cinemática

Mecânica

Beijo nas crianças.

 


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ciência Nua e Crua

Olá pessoas.

Eu já havia postado um vídeo desta série aqui no blog, mas não tinha explicado muito bem do que se tratava, então aqui vai:

Ciência Nua e Crua é uma fantástica série sobre ciência produzida pela BBC (Inglaterra) em colaboração com a Open University. Nesta série, uma espécie de reality show da ciência, um grupo de cientistas era desafiado a utilizar seu conhecimento para resolver diversos problemas. Para isto os participantes podiam utilizar ferramentas simples, sucatas e o que pudessem encontrar na natureza.

A série teve 6 temporadas, produzidas entre 2000 e 2005, e deixou uma legião de fãs pelo mundo. No Brasil a série foi exibida na TV Cultura e pela TV Escola (duas conhecidas campeãs de audiência) e nem todos conhecem.

Vou disponibilizar aqui o link para alguns epsódios da série para que quem não conhece possa assistir e se divertir.

O primeiro epsódio da primeira temporada chama-se "Onde estamos?" por motivos que ficarão óbvios, divirtam-se:


 

P.S.: O esquema da panela cortada.

Para quem não entendeu porque Jonathan Hare cortou a panela e fez aquele esquema articulado a explicação é a seguinte: para criar um meio de ajustar o aparelho à frequência da onda de rádio o dispositivo tem que ter alguma característica variável (resitência elétrica, indultância, ou capacitância). As duas placas da panela formam um capacitor de placas paralelas, ao girar uma metade sobre a outra Jonathan variava a área do capacitor e permitia ajustar a frequênca do rádio. Para quem tem mais de 30 anos isto é o esquivalente a girar o botão do rádio :D

Beijo nas crianças.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Exercícios diversos

Olá pessoas.

Esta postagem é para atualizar os links referentes a algumas  listas de exercícios antigas. Para quem não sabe eu costumava hospedar os materiais no 4shared, mas como agora ele pede para que você se cadastre no serviço para utilizá-lo, resolvi trocar de serviço de hospedagem.

Seguem os links.

Cinemática:


Física Térmica:


Eletrodinâmica:


 Bom estudo e beijo nas crianças.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ondas e fenômenos ondulatórios.

Olá pessoas.

Graças a um "amigo" meu vou postar hoje dois resumos sobre o conteúdo de ondas. E são bem longos. Normalmente estes resumos de aula podem ser ministrados em duas aulas de 45 minutos, estes precisariam de muito mais.

O primeiro é uma introdução aos principais conceitos de ondulatória. Esta introdução é feita à moda antiga, com muitos detalhes a respeito do assunto. Já o segundo trata dos principais fenômenos ondulatórios, incluindo também ondas estacionárias e um pequeno vislumbre o que é difração. Infelizmente a polarização ficará para uma próxima versão deste mesmo resumo.

Basta clicar nos links abaixo:

Ah, a imagem que ilustra o post mostra a representação matemática de ondas gravitacionais geradas pelo movimento de um pulsar binário. Não entendeu nada? Então clique aqui.

Beijo nas crianças.

Experimento do trilho de ar

Ola pessoas.

Ok, este não é um experimento propriamente dito, é apenas uma demonstração utilizando o equipamento de laboratório. No curso de Física utilizamos tal equipamento para estudar leis de conservação da mecânica, mas podemos utilizar também para demonstrar a Primeira Lei de Newton.

Para quem não lembra desta lei (shame on you!), também chamada Lei da Inércia, ela afirma o seguinte:

"Todo corpo mantém o seu estado de repouso ou de movimento uniforme seguindo uma linha reta, se não for compelido a mudar o seu estado por forças nele impressas."

ou

"Um corpo tende a permanecer em seu estado de movimento, seja em repouso ou em movimento retilíneo uniforme"

(há vários outros enunciados equivalentes, mas para nós estes são suficientes)

O problema é que temos dificuldade de enxergar esta lei devido à existência de múltiplas forças atuando no problema (atrito, resistência do ar, etc). Este experimento permite que eliminemos o tal do atrito fazendo com que o "carrinho" flutue em cima de um colchão de ar.

O resultado é bem legal e instrutivo.




Beijo nas crianças.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Evidências do Big Bang

Olá pessoas.

O site em inglês Talk Origens se dedica a expor material científico a respeito da origens do cosmos, da vida e do homem.

Neste site você encontrará artigos, discussões, explicação de teorias e evidências experimentais de tudo que sabemos sobre o assunto. Mas infelizmente o site esta em inglês.

Como parte do meu interesse sobre o assunto resolvi pegar um destes artigos e transformar em um e-book em português para consumo próprio, e já que fiz isto resolvi disponibilizar o resultado aqui no blog. Mas, para ser honesto, devo confessar que me baseei em uma versão em português do texto, que você pode ver clicando aqui. O que eu fiz foi fazer a edição, corrigir o português, introduzir rodapés e coisas assim.

Na realidade ainda não terminei toda a edição (o arquivo ficou grande!), e ainda quero criar uma capa bonitinha para o e-book. Então esta será uma versão beta 1.0 do arquivo, quando atualizar o arquivo eu posto aqui. Segue o link.


Beijo nas crianças.

P.S. Foi difícil escolher uma imagem do Big Bang para ilustrar o post...