quarta-feira, 18 de novembro de 2015

UEPS-Keper e Gravitação

Esta é uma postagem diferente, destinada principalmente à professores de física do ensino médio.

Estou disponibilizando uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para o ensino das Leis de Kepler e da Lei da Gravitação Universal de Newton. Para quem não sabe uma UEPS é um planejamento a curto prazo, de uma sequência didática, fundamentada nas teorias de Vygostky e Ausubel (entre outros) para estimular a aprendizagem significativa dos alunos.

(Para mais informações acadêmicas sobre UEPS visite a excelente página do Professor Marcos Antonio Moreira clicando aqui).

Se você é professor e pretende utilizar esta UEPS em suas aulas esta página serve como um agregador de conteúdo (textos, vídeos e simulações) para facilitar a vida.

  • Inicialmente, para obter e ler a UEPS clique aqui.

  • Para um exemplo de apresentação de slides para a introdução ao tema eu posso mostrar a que eu utilizo, esta disponível no SlideShare e você pode ter acesso clicado aqui.

  • Você pode assistir o Epsódio 3 da série Cosmos (A Harmonia dos Mundos) ai em baixo.



  • O texto "Gravidade" a ser utilizado em sala de aula é gratuitamente disponível na internet e pode ser encontrado neste link aqui. (se o link estiver quebrado eu tenho uma cópia para mandar por e-mail).

  • A simulação do PHET pode ser encontrada neste link aqui.

Boa Aula e beijo nas crianças.