segunda-feira, 14 de março de 2016

Mapa Mental- Teoria Científica



Ola pessoas..

(Atualização  fevereiro-2020)
Removi os dois arquivo citados nesta postagem para revisão, em breve serão disponibilizadas novas versões no corpo principal do blog.
(fim atualização)


Este post é um complemento ao anterior, vou colocar aqui duas versões do mesmo mapa conceitual para ser utilizado em sala de aula. Na primeira versão, professor, o mapa esta completo, com as ideias fundamentais e conexões completas. No segundo, alunos, eu omiti as legendas das setas.
A ideia básica, que eu utilizei em sala de aula, é distribuí-lo aos alunos e completar o preenchimento com eles, tendo assim a possibilidade de ler o mapa e explicá-lo.

Mapas Conceituais

Teoria Científica-Professor
Teoria Científica-Aluno

A imagem que ilustra o post é uma caricatura de Thomas Khun, um dos principais filósofos da ciência, muito influente no meio científico.


Beijo nas crianças.









quinta-feira, 3 de março de 2016

Mapa Conceitual-Metodo Científico


Tem muitos links neste post, então LEIA COM ATENÇÃO e veja exatamente onde você vai clicar, se ficar com preguiça e clicar em qualquer lugar será motivo de meu eterno deboche.

Um mapa conceitual é uma maneira de organizar ideias a respeito de qualquer assunto, destacando os pontos principais e os ligando de maneira lógica. Não é a mesma coisa que um organograma ou um mapa mental, para saber mais consulte a sempre recomendável página do Professor Moreira clicando aqui (é uma página de artigos acadêmicos, portanto prepare-se...)

O mapa conceitual que estou postando aqui é sobre o método científico. Se você é um dos meus alunos basta clicar ai em baixo e pegar o mapa.

Se você é um professor da área vai reparar que tomei como base os trabalhos de Karl Popper, e isto foi apenas por conveniência didática e epistemológica.

Em um segundo mapa conceitual que desenvolvi para uso em sala de aula, onde trato especificamente de teoria científica, entro um pouco nas ideias de Thomas Kuhn, principalmente na ideia de paradigma (sem utilizar o termo) e revolução científica.
Outros filósofos dignos de nota como Gaston Bachelard ou Paul Feyrabend (e muitas ideias de de Kuhn) são deixadas de fora por questões práticas, afinal sou professor de física e não de filosofia da ciência.

A imagem que ilustra este post é um mapa conceitual sobre mapas conceituais, um seja é um meta-mapa :D



Um beijo nas crianças