Diversos contratempos na vida me impediram de continuar este trabalho (estava sem tempo e estressado), mas agora acho que encontrei a oportunidade ideal para dar seguimento a esta atividade.
Para comemorar (!?) este novo momento estou publicando um adendo as regras do sistema, que na realidade já está pronto a quase dois anos (entendem o nível do meu stress?), e é um sistema de combate, por enquanto desarmado, que é o núcleo sob o qual o restante será desenvolvido.
Relutei muito em criar estas regras de combate, não sei se é ou não aconselhável termos este tipo de possibilidade em um sistema pedagógico (assim como regras para magias ou superpoderes). Mas muitas pessoas que criaram obras sobre o RPG escolar discordam de mim (afinal, eles possuem estas regras em seus sistemas), por isso pensei, por que não?
E por fim eu lembrei que o RPG pode, e deve, ser utilizado no ensino pelas suas múltiplas possibilidades, até mesmo uma simples partida despretensiosa (sem conteúdo didático específico) pode ensinar muito sobre cooperação, organização e sobre as consequências de nossos atos. Além de sempre ser um incentivo à leitura, à escrita e a comunicação.
Dado esta realidade, aqui está o novo sistema de regras de combate, espero muito que gostem, basta clicar no link abaixo.
Narrativa-Sistema de RPG para uso escolar- Regras de combate.
Uma boa diversão…
E beijo nas crianças.