Olá pessoas.
Uma experiência interessante ao se dar aulas de física no ensino público, ou em cursinhos, é descobrir o que os alunos imaginam que seja a física. O mais comum é ouvir comentários sobre cálculo de velocidade e aceleração (90% dos casos), transformação de escalas termométricas (8% dos casos), associação de resistores (1% dos casos) e só raramente, (os outros 1%) ouviram falar sobre as leis de Newton, Conservação de energia, fenômenos ondulatórios e etc.
Ou seja, após três anos de “ensino médio”, o aluno não faz a menor idéia do que se trata a Física, e, para falar a verdade, também não sabe calcular velocidade média! Isto é bem preocupante.
Como cidadão acho terrível constatar a paupérrima qualidade de ensino deste país/estado/cidade que permite que tal aberração educacional ocorra. Como professor de física acho uma vergonha inacreditável que isto ocorra em nossas aulas. Com resolver o problema? Não sei. Se soubesse não estaria sentando atrás deste teclado de computador, estaria ganhando uma grana ministrando palestras por ai.
De qualquer forma, para tentar mudar este quadro, resolvi não pular aqueles capítulos do livro didático que falam sobre o objetivo da física e tudo mais. Passei a considerá-los, dada a realidade em que vivemos, uma das partes mais importante do conteúdo a ser ministrado aos alunos do ensino médio.
Isto me levou a tentar fazer um post tentando explicar o que é física. Desisti cinco minutos depois. É complicadíssimo. Achei mais fácil seguir a linha que eu sigo em sala de aula. Eu levo meu querido dicionário Houaiss de Física, começo a ler o verbete “Física” e vou explorando a leitura com o intuito de mostrar, ainda que de forma preliminar, o que é esta ciência.
Para completar este trabalho em sala de aula vou postar os verbetes para que os alunos tenham a oportunidade de lê-los e relembrar a discussão feita em sala. Além disto, pode ser uma leitura interessante para os malucos que acompanham meu blog.
Para simplificar a leitura de todas estas pessoas, os verbetes foram editados (removi as referências cruzadas e as abreviações) e dividi a postagem em duas partes menores (por que as pessoas preferem ler dois textos pequenos em vez de um grande eu não sei). No final eu coloquei dois verbetes adicionais para esclarecer alguns termos incomuns usados em física.
É isso ai.
P.S. Na realidade eu não desisti de fazer um post sobre o que é a física, apenas resolvi transformar o tema em um texto complementar. Porém este texto teve que entrar na fila de texto e resumos de aula que tenho que acertar, e não ficará pronto a tempo de ser utilizado este semenstre.
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