terça-feira, 5 de abril de 2022

Sistema de Combate

Olá pessoas.

Após um ano e meio de adiamentos e enrolações finalmente o novo sistema de combate está pronto e disponível para download


Em relação ao protótipo já disponível no site muita coisa foi acrescentada: na parte de combate desarmado os modificadores de ataque e defesa foram alterados, a explicação das regras está mais clara, há dicas para o narrador e incluí um exemplo de combate.


A adição mais significativa é a de regras de combate armado, com armas de mão, de longo alcance, armas de fogo, escudo e armaduras. O desenvolvimento de um sistema de regras que fosse coerente, abrangesse todos estes detalhes, e fosse simples, tomou realmente muito tempo.


O aprendizado valeu muito. As regras aqui desenvolvidas serão aplicadas em novas extensões do sistema (como o sistema de magias) e incorporadas as novas versões do sistema básico.


Três pequenos detalhes:

1- Tanto o sistema de combate quanto o futuro sistema de magia serão sempre tratados como regras opcionais e NUNCA serão incorporados ao sistema principal. Lembremos que trata-se um sistema desenvolvido para uso escolar e quero dar um argumento para os professores não utilizarem tais regras em suas aulas.


2- As tabelas de armas não é tão extensa quanto eu gostaria, mas posso ir soltando tabelas adicionais independentes. Se eu tentar fazer tudo de uma vez nunca vai ficar pronto.


3- Já tenho uma nova ficha de personagem que incorpora espaço para as novas regras. Este mês eu libero aqui no blog.


Para acessar o arquivo clique aqui.


É isso aí…

Beijos nas crianças



Nenhum comentário: