sábado, 21 de maio de 2011

Feynman: A Natureza de um Fã

Olá pessoas.

Richard P. Feynman
Na física há as personalidades cuja fama ultrapassa as fronteiras de sua área de conhecimento. Quase todos já ouviram falar de Albert Einstein, Issac Newton e Galileu Galilei. Porém a maioria dos grandes cientistas são conhecidos apenas em seu próprio meio, são reverenciados por outros cientistas, mas desconhecidos pelo grande publico.

Entre esses últimos um dos maiores é Richard P. Feynman, um cientista bem conhecido pelo publico norte-americano, mas que no Brasil é completamente desconhecido. Não vou me estender muito aqui sobre sua vida e obra, mesmo porque há um link para sua biografia no final deste post.

Gostaria de falar sobre como conheci a personagem “Dick” Feynman. Foi por acidente:

Estava eu, cansado de ver livros de física, perambulando  pelos corredores da biblioteca da faculdade, procurando algo diferente para ler. Tinha passado por alguns volumes da série pensadores, lido alguns, achado chatos para caramba, e estava procurando outras coisas. Fui para o setor de biografias e fiquei passando o olho pelos títulos (não lembro de nenhum) que falam de, veja que surpresa, Einstein, Newton e Galileu. Porém no meio destes livro um me chamou a atenção pelo titulo: “Estás a brincar senhor Feynman?”. Peguei o livro, sentei na mesa da biblioteca e li metade do livro de uma vez (perdi uma aula de eletromagnetismo, esqueci da vida), levei o livro para casa e terminei no dia seguinte.

Fiquei maluco com a vida do cara, voltei para a biblioteca e procurei outros livros escritos por Feynman e sobre Feynman. Naquele curto período eu li “Nem sempre a brincar Sr. Feyman”, “Uma tarde com o Sr. Feynman” (hoje eu tenho esses três livros em casa e não empresto para ninguém), “O que é uma Lei Física?” (não tenho, mas aceito de presente) e “QED-A estranha teoria da luz e da matéria” (tenho).
A única coisa que não li na época foi, perceba o paradoxo, a maior obra de Feynman –“Feynman: Lições de Física”. Mas isso só ocorreu porque essas obras estavam em inglês e, na época, eu lia em inglês muito devagar (hoje eu leio apenas devagar).

De qualquer maneira fiquei fã do cara, mesmo com seus inúmeros defeitos de caráter, ou, como é mais provável, por causa deles. E até hoje o tenho como uma referencia de físico, e como professor de física.
Minha pequena coleção
Comprei quase tudo que saiu em português com seu nome escrito: As lições de física citadas acima, um livro sobre física nuclear (que é uma transcrição de um curso sobre o assunto que ele ministrou no Brasil) e um livro chamado “O Arco-íris de Feynman” escrito pelo Leonard Mlodinow (excelente).

Além destes há também um outro livro lançado em português chamado “Física em seis lições” (tenho), que é na realidade um seleção de 6 capítulos introdutórios do Lições de Física, e um outro livro chamado “Física em 12 lições” que não comprei por achar um desaforo o que foi feito com a edição brasileira. Explico: em inglês foram lançados dois livros, um chamado “Six Easy Pieces” que virou o “Física em seis lições” e outro chamado “Six Not-so-easy Pieces” que tinha 6 lições diferentes. Mas em português eles juntaram os dois para fazer o em 12 lições, ou seja, quem comprasse este livro teria os 6 capítulos do outro de novo. Sou fã mais não sou idiota.

Fora estes ainda não tenho, e aceito de presente, uma biografia chamada “Feyman: A Natureza do Gênio” escrito por James Gleick (que inspirou o titulo desta postagem), e o livro “O que é uma lei Física”. Também assisti (e tenho) a cinebiografia chamada “Infinity: um amor sem limites” com o Matthew Broderick. Sobre este filme posso dizer o seguinte: adoro tê-lo em casa, mas reconheço que, como filme, é um pouco chato. Fato que não me impediu de assisti-lo ontem!

Como todo bom fã eu gosto de empurrar o objeto de meu interesse goela abaixo de todo mundo. Neste caso específico isto é muito fácil, pois não há ninguém a quem eu tenha contado uma ou outra história sobre Feynman que não tenha gostado. No caso do blog isto será também será feito, aliás, se você chegou até aqui então você já esta sendo infectado por mim.

Para começar vou postar a pequena biografia citada anteriormente, mas não se preocupem que em seguida virão outras coisas.

Biografia sobre Richar P. Feynman, clique aqui.

Beijo nas crianças




Nenhum comentário: