quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade Terceiro Ano (atualizado!!)

Olá pessoas do Terceiro Ano

Se você já assistiu ao vídeo então deve ter percebido que ele é desagradavelmente matemático. Não se preocupem com isto, as questões a seguir são totalmente teóricas.

As questões requerem um pouco de reflexão para serem respondidas, por isto não se  prendam unicamente ao vídeo, utilizem o conteúdo do caderno, o resumo disponibilizado no site, e, principalmente, o cérebro.

Alias, podem usar outras fontes de consulta além das que eu forneci, mas neste caso é necessário indicá-la em uma bibliografia.

Eis o vídeo
Parte 1

Parte 2

Parte 3


Eis a atividade.

Questões
1- Com base no vídeo e nas notas de aula explique, em palavras, a lei de Ampère sobre o campo em torno de um fio.

2- Como a lei de Ampère pode se utilizada para explicar o campo magnético da Terra? (para mais informações você pode consultar o resumo de aula e a reportagem sobre arqueologia matemática vista no bimestre passado).

3-Ampère imaginou, em sua época, que a origem do magnetismo em imãs permanentes (que no vídeo são chamados de imãs em barras) deve-se a correntes elétricas no interior dos materiais. No vídeo, o professor Goodstein apresenta a idéia original, e errada, de Ampére sobre estas correntes. Com base nos conteúdos trabalhados em aula, explique o modelo atual que explica o magnetismo nos imãs.

4-No vídeo há a explicação que entre dois fios paralelos percorridos por correntes surge uma força de atração ou repulsão, tal explicação é feita considerando forças sobre as cargas no interior do fio. Porém é possível explicar tal fenômeno apenas com o entendimento de como os campos magnéticos interagem entre si. Explique, utilizando os conceitos vistos em aula, se dois fios percorridos por correntes opostas serão atraídos ou repelidos.

Dica: desenhe os dois fios elétricos com correntes opostas e determine o sentido do campo magnético utilizando a regra da mão direita. A partir deste desenho, e sabendo qual é a força que surge entre polos iguais e diferentes, determine se a força é de atração ou repulsão.

5- (Questão de brinde) Destaque e comente três pontos interessantes que você tenha visto no vídeo.

Beijo nas crianças.

Nenhum comentário: