segunda-feira, 9 de abril de 2012

Trabalhos escolares e bom senso: vamos reatar esta amizade? (Parte 2)

 Para ver a parte 1 clique aqui.

4- Cite a bibliografia.

Bibliografia significa, literalmente, escrever os livros.

Ou seja, após a conclusão do trabalho, cite, em uma seção própria, as fontes de onde você retirou as informações do trabalho. Em trabalhos universitários deve-se obedecer a regras rígidas no momento de se escrever a bibliografia, regras definidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No caso de um trabalho de ensino médio ou fundamental costuma-se ser mais flexível, mas a importância de citar as fontes é a mesma.

Primeiro por uma questão de ética, deve-se dar crédito a quem merece. Depois por uma questão técnica: permitir que o leitor do trabalho (no caso o professor) possa consultar as mesmas fontes que você.

A internet trouxe inovações sobre descrever as fontes de pesquisa. De maneira bem simples valem as regras.

I- Cite o site de pesquisa com o endereço completo, seguido da data que foi acessado.

Ex: No caso de um trabalho sobre “o que é física?”, onde o conteúdo foi pesquisado neste site, pode-se fazer:

Fonte:
http://plantaofisica.blogspot.com.br/2012/03/pequeno-dicionario-de-fisica-e.html acessado em 02/04/2012

 II- GOOGLE NÂO È BIBLIOGRAFIA.

O google é uma fantástica ferramenta de BUSCA de informações na internet. Um gigantesco catálogo sem o qual estaríamos perdidos no mundo virtual. Mas é só isso.

O google por si só não possui conteúdo nenhum.

Se um aluno me entrega um trabalho com citação de fonte www.google.com e eu resolva ler o texto original no site indicado o que eu encontrarei?



Ou seja. Nada.

Citar google como bibliografia é quase tão correto quanto o aluno que vai a biblioteca encontrar um livro para realizar o trabalho e na hora da bibliografia escreve: Biblioteca!

III- Evite o Wikipédia

O wikipedia, principalmente o brasileiro, não é um site confiável. É interessante quando você que alguma informação sobre algo que não seja importante na sua vida (tipo: quem foi Darth Vader?). Para coisas importantes prefira outras fontes.

No caso particular de física, a wikipedia brasileira não foi feita para leigos. Apesar do conceito de fóton estar muito bem explicado no dia da publicação deste post, há de se concordar que se você não sabia o que era fóton continuará sem saber após ler o artigo.

Então evite.

5- Leve o trabalho a sério.

Qualquer trabalho deve ser levado a sério, inclusive (e principalmente) o escolar. Por isso algumas regrinhas ajudarão muito a você e ao seu professor.

I- Respeite as datas.


Passamos da época do “meu cachorro comeu meu trabalho”. Hoje as desculpas são outras, e sempre as mesmas. Vou mostrar uma lista de desculpas dadas pelos alunos e, entre parênteses, o que um professor pensa ao ouvi-las.


  • Esqueci meu trabalho em casa (não fez, ou fez de maneira tão desleixada que a própria existência do trabalho passou-lhe despercebida. Se eu não falasse nem lembraria).
  • Acabou a tinta da impressora (não fez, ou fez em cima da hora, pois se tivesse feito antes teria percebido que a tinta acabou e teria comprado mais).
  • O trabalho é muito difícil (não fez, ou tentou fazer em cima da hora e viu que não seria possível).
  • Faltei no dia que o senhor passou o trabalho (não fez, e dá tão pouca importância aos estudos que nem se preocupou em ver o que os professores passaram nas aulas em que ele faltou).
  • O trabalho ficou com fulano e ele faltou hoje (não fez, quem fez foi o fulano. Se o aluno realmente tivesse feito o trabalho ele o teria em mãos).
  • Não fiz por que não tenho internet (não fez, e não pensou em uma desculpa melhor. Por incrível que pareça eu não tenho internet em casa, e mantenho um blog, acesso meus e-mail e baixo escuto musica).
  • Internet é caro (não fez, e com o dinheiro que gastou nesta(e) cigarro/chapinha/celular/pizza/etc poderia acessar um ano de internet).
  • Não tive tempo (não fez, mas acompanhou todos os episódios do BigBrother, ou qualquer merda coisa que o valha).


II- Identifique-se.

Você tem 8, 9 ou 10 professores. Nós temos 300 ou 400 alunos. Escola, nome, turma, período ajudam muito. Não vai alterar sua nota, apenas garantir que ela vá para a pessoa correta.

III- Seja legível.

Letra descente é só o que peço.

IV-Seja Cuidadoso.

Uma capa para seu trabalho é um mimo que seu professore aprecia.

Mas mais do que isto. Se você realmente fez o trabalho de forma correta, você verá que ele te representa perante o professor. Ele é uma parte de você. E como tal merece todo o carinho.

É mais ou menos isto ai. Infelizmente eu só consigo escrever no blog em surtos. E neste surto expus minha opinião sobre o assunto. Se lembrar mais alguma coisa farei uma atualização.

Beijo nas crianças.

4 comentários:

Irene Datcom disse...

boa noite prof Clayton, sou sua aluna do Donizete...amei sua postagem maravilhoso...todos os alunos deveriam ler...um abraço

Irene Datcom disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Irene Datcom disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Bom