terça-feira, 19 de abril de 2011

Resumos: Origem, versões e destino

Parte do objetivo do site é divulgar para meus alunos os resumos das aulas que ministro. Mas antes de começar a posta-los cabe algumas explicações.

Os resumos surgiram quando eu comecei a criar um acervo de aulas preparadas para diversas ocasiões, um núcleo mínimo a ser trabalhado sobre cada assunto. Após um tempo eu passei a digitar estas aulas e, apesar de se tratarem apenas de uma transcrição da lousa para uso próprio, tais resumos passaram a ser pedidos pelos alunos, como uma síntese ou, francamente, sei lá o que.

Estes resumos, extremamente simples, serão postados aqui no site como resumos versão Beta 1, ou seja, estou deixando explicito que os resumos são para quem já sabe a matéria, e não para quem quer aprender. Porém, com o passar do tempo, passei a atualizar estes arquivos, às vezes com pequenas modificações, às vezes alterando radicalmente sua estrutura, deixando-os mais parecidos com um real texto de física, para quem realmente deseja aprender.

No caso de pequenas alterações optei, só de farra, chamar o arquivo de Beta 1.1 (ou Beta 1.2) no famoso esquema de atualização de programas. Quando acho que o arquivo já esta se tornando auto-suficiente passo a chamá-lo de Beta 2 (e suas atualizações de Beta 2.1, Beta 2.2 e assim por diante). Toda esta explicação é para simplificar a minha vida neste site, se eu postar um arquivo versão tal, ou tal você já sabe o que vai encontrar.

O objetivo final é passar todos os arquivos de Beta 1 para Beta 2 no decorrer do tempo, e, quem sabe um dia, passar todos para uma versão final de usuário (versão gama). Mas isso é algo demorado que, desde já, não estou estabelecendo data final para ocorrer.

É isso ai...

Nenhum comentário: